f Agridoce Leitura: Nova Colaboradora + Hora da pipoca: Black Mirror

slideshow

nerd girl

Dicas

Resenha: Proibido- Tabhita Suzuma

Leia o post

nerd girl

Resenha

Resenha: Como eu era antes de você

Leia o post

nerd girl

Resenhas

Resenha: Caixa de Pássaros

Leia o post

nerd girl

Dicas

Resenha: Oposição - Thaísa Lixa

Leia o post

Páginas

Nova Colaboradora + Hora da pipoca: Black Mirror

domingo, 18 de dezembro de 2016


"Talita, tenho 21 aninhos, sou de Ribeirão Preto, interior de SP, e serei a mais nova colunista aqui do blog (pelo menos vou tentar hahaha). Sou totalmente de humanas e pretendo ser professora de português num futuro não tão distante. Adoro várias coisas, como planejar várias viagens que vão acontecer, ver e conhecer os fenômenos do universo, ler e escrever, e poemas claro. Mas os temas principais dos meus textos serão das coisas que eu mais adoro na vida: filmes e séries. Sempre que tenho um tempinho, - e até quando eu não tenho - eu paro para assistir algo e vou tentar, com a minha mais humilde opinião, apresentar e indicar pra vocês as maravilhas cinematográficas que nos são disponibilizadas. Espero realmente que vocês leiam e curtam, tanto quanto eu vou adorar escrever."



"Isso é tão Black Mirror" Essa, sem dúvida, é a frase que eu mais tenho visto em minhas redes sociais, mas qual o motivo? O que é Black Mirror? Pra que tanto alvoroço? Do que se trata? É tão bom assim? Calma. Num bom estilo Organizações Tabajara: Seus problemas acabaram! Nesta coluna você vai ter essas e outras perguntas devidamente esclarecidas! Sem mais delongas... Este é o meu texto de estréia aqui no blog e nada melhor do que começar com o que se tornou uma das minhas séries favoritas: Black Mirror. Confesso que é complicado e, porque não, até constrangedor escrever sobre essa série, isso porque o seriado é repleto de pontos altos, tantos que no final meu texto pode até ficar pretensioso e bem pobre. Mas eu ousei escrever assim mesmo, porque o primeiro ponto a se destacar da série é: O MUNDO PRECISA VER ISSO.

Essa é a primeira coisa que virá a sua mente quando você terminar o primeiro episódio. Mas antes de tudo, o que é Black Mirror, afinal? É uma série britânica original Netflix, o genial (e cruel) criador é Charlie Brooker, é um tipo de ficção especulativa, uma utopia-distópica, um futuro onde as coisas eram pra ser boas e funcionarem, mas você acaba percebendo que nunca daria certo. É uma série única. Não há série igual ou parecida com Black Mirror. A série é antológica, ou seja, cada episódio conta uma história diferente e desconectada das outras. Os episódios tem apenas dois aspectos em comum, o primeiro é que todos envolvem o uso da tecnologia e o segundo é a pegada sombria mesclada com tom crítico social e pinceladas satíricas inesperadas, mas disso eu falo depois. Obviamente, como em cada episódio se tem uma história, os personagens também não são os mesmos, nem atores, nem a direção, nem roteiristas, basicamente, tudo novo de novo. Mas além disso o que a série tem de original? Critica social. É isso meu povo! 

Cada episódio faz uma crítica ao mundo, mas não é só uma crítica, e é aí que está o ponto alto, cada episódio destaca e coloca bem ali, na frente dos seus olhos, os aspectos mais podres da raça humana: o egoísmo, a hipocrisia, a inveja, a ambição, o ódio... Tudo isso é exposto com tal maestria que cada episódio te leva a se questionar coisas como: "que tipo de ser humano eu sou?" Você vai tentar julgar os personagens por suas escolhas e atitudes, mas no final você vai perceber que teria agido da mesma forma. Por isso Black Mirror vai além de crítica social, é uma crítica emocional, pessoal, profunda, tanto que, se você entender a mensagem, Black Mirror te levará a mudar sua forma de ver o mundo e a si mesmo, mudar seus pensamentos e suas ideias e consequentemente até mesmo seus atos e hábitos.

27 comentários:

  1. Oi! Olha, gostei muito do seu texto de estréia. E sabe, fiquei com vontade de ver essa série só pela maneira como você falou dela. =)
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, espero que assista em breve!
      Beijão

      Excluir
    2. Ah, que bom que gostou! Espero realmente que assista, eu estou terminando e adoro, aposto que vc vai gostar também!
      Beijos, Talita ♥

      Excluir
  2. Adorei! Grande estréia!!!! Eu ouvi falar muito dessa série essa semana que passou, mas não sabia que ela era tão "arrebatadora" assim e já vou procurar aqui na Netflix!!
    Obrigada pela dica pois eu adoro o gênero!! =)

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, espero que goste tanto quanto a Talita!!
      beijão

      Excluir
    2. Hahaha, eu ouvia falar bastante, mas nunca tinha visto, também quando eu peguei pra ver não parei mais kkk é magnífica! Assista sim e depois me conte se gostou haha, beijos!

      Excluir
  3. Eu acho Black Mirror assustadora e nem cheguei a assistir! Meu namorado falou muito da série e decidi que não vou ver por motivos de: tenho medo de tudo que pode acontecer. Na verdade, vivemos BM hahaha!
    Também tenho medo de zumbis, btw. Sei lá, na minha cabeça pode acontecer um experimento muito errado a qualquer momento e a Terra ficar infectada.
    SORRY! KKKKK
    PARABÉNS PELO BLOG E NOVA COLABORADORA <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk eu também sou medrosa, eu não asssito, só a Talita mesmo, não gosto de series de terror, ou do tipo!
      obrigada linda <3

      Excluir
    2. hahahaha ri muito! Na verdade BM não é bem terror, é mais suspense mesmo... Vai por mim, não tem nada que não te deixará dormir a noite, mas é como vc disse "vivemos BM!" e a realidade também pode assustar (muahahaha!!)
      obrigada por ler, beijos!

      Excluir
  4. Boa sorte como nova colaboradora do blog! Eu assisti a Black Mirror (sou ligadona nas séries da Netflix) e posso dizer que fiquei muitas vezes boquiaberta com alguns episódios. Acho que o episódio mais falado é aquele da rede social que lembra o Instagram e as pessoas ficam se rankeando. Realmente é de assustar o quanto estamos ficando desse jeito. Gosto muito do Instagram, por exemplo, e do meu blog, mas temos que ter moderação em tudo. Acho que é a principal mensagem que a série quer passar, de que os aparelhos estão se tornando os nossos Black Mirrors. Bjo!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu ainda não vi, só ela mesmo hahaha não consigo acompanhar muitas séries, eu confesso que fiquei com um pouco de medo dessa...então, fica pra proxima kkk
      beijo!

      Excluir
    2. SIM! Adoro esse episódio, eu também gosto bastante das redes sociais, mas esse episódio até me fez dar uma maneirada hahaha, BM muda nossas vidas!
      Obrigada, beijos ♥

      Excluir
  5. Aaaa to louca pra começar essa série, mas é tanta serie, e nenhuma consigo colocar em dia. Mr. Robot tbm deixa muita gente confusa e eu amoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, sei como é, tenta dá prioridades as quais você mais gosta!

      Excluir
    2. Te entendo amiga, assisto várias séries também e fico doida quando surge algo como BM que eu logo quero ver kkkkk, quando atualizar as suas não perca tempo e veja Black Mirror é incrível!
      Bjos

      Excluir
  6. Eu amo demais Black Mirror, confesso que logo que assisti o primeiro episódio da primeira temporada, entrei em trauma total hahah
    Fiquei por uns dois meses sem querer saber sobre a série, mas a curiosidade voltou e finalmente assisti tudo!
    Essa série é genial e acredito que todo mundo deveria assistir!
    Adorei seu post de estreia, sucesso viu? <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Talita agradece <3
      Eu, a Lu, não tenho muita coragem de assistir kkkk mas quem sabe um dia
      beijão!

      Excluir
    2. Obrigadaaaaa Rafa! Também adoro essa série, estou terminando a última temporada e estou pirando!!
      Beijão!

      Excluir
  7. Parabéns Talita já começou muito bem como colaboradora! Black Mirror sempre me da um nó na cabeça, acho muita doideira.ahahaha
    Luciana o blog está lindão! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu e Talita agradecemos muuito <3

      Excluir
    2. hahaha essa série me deixa doida a cada episódio que passa kkkkk, mas eu adoro demais!
      Muito obrigada flor, bjos!!

      Excluir
  8. Primeiramente bem vinda! Sério, começou bem demais!
    Estou louca pra ver Black Mirror, não sabia que ela era assim, só sabia da critica. QUERO QUERO QUERO!

    O layout do blog é muito amorzinhooo, mesmo! Amei amei!

    http://chocowhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Seu blog tá tao lindo, sério! Da um quentinho no <3 de olhar. Que demais que vocês sao colaboradoras agora, sucesso! Eu amo amo Black mirror e acho uma série ótima demais para refletirmos

    ResponderExcluir
  10. Ótima definição da série. Umas das melhores séries que já assisti e você soube definir bem o que ela é. Simplesmente é uma crítica social do que nós seríamos se estivéssemos vivendo o mesmo que os personagens. Cada episódio é um tapa diferente. E você aprende muito sobre você, os outros e o mundo. Começou muito bem. Beeijos.
    http://avessandoavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bem?
    Te juro que as opiniões sobre essa série me dão um nózão na cabeça hahahah. Tenho amigos que dizem ser excelente e outros assistiram o primeiro episódio e largaram mão.
    Infelizmente não tenho muito saco pra assistir séries, se não arriscaria nela.

    Beijos!
    https://cacheeieagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir