Autora: Tabitha Suzuma
Editora: Valentina
Páginas: 304
Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem
dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e
privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos
menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a
abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é
brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a
fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e
contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a
força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos
verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços
abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E
você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade
poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte
dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo
pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito
eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.
Antes de começar queria falar algumas coisas, fiquei sem postar por causa do colégio mas to de volta! Perceberam o layout novo e o cabeçalho do blog? Faz meses que eu queria muito ler esse livro, no post '' Meta de Leitura 2016'', Proibido era o primeiro da lista ( daí vocês já imaginam o tamanho da minha expectativa). Foi muito difícil fazer a resenha, porque
realmente palavras me faltaram e se eu pudesse resumir Proibido em uma só
palavra com certeza seria perturbador.
Lochan é um adolescente de dezessete anos e Maya de dezesseis, os dois são irmãos e sempre tiveram uma vida extremamente sofrida, são bastante pobres e a mãe deles Lily Whitely, é completamente ausente e alcoólatra desde que o marido a deixou, vive na casa do namorado e faz de conta que não tem cinco filhos pra criar. Kit um adolescente rebelde de 13 anos, Willa uma adorável menina de 5 e Tiffin um garotinho de 8 anos. Lochan é um garoto doce, gentil e bastante inteligente porém muito tímido, tem ataques de pânico e não consegue se socializar na escola. Maya é ao contrario, é uma garota extrovertida, animada, sensível. Desde que o pai os abandonou devido a sua relação com Lily, Lochan se tornou o homem da casa com apenas 12 anos e desde então ele e Maya assumiram as responsabilidades pra si e cuidam dos irmãos menores como se fossem os pais deles. Dois irmãos que não foram criados como tal, praticamente viveram uma relação a vida inteira como se fossem '' casados'' pelo fato de terem uma família complemente desestruturada, juntos lutam pra manter a família unida e não serem separados pelo serviço social. Não demora muito pra que a mãe deles se mude de vez pra casa do namorado fazendo com que os dois se aproximem ainda mais e que a responsabilidade aumente, tendo que conciliar os estudos, manter ordem na casa, pagar as contas e fingir que está tudo bem no colégio enquanto a vida deles em casa está desmoronando. Lochan e Maya são o porto seguro um do outro, melhores amigos e confidentes.
O amor entre os dois é mais do que fraternal, é errado mas tentam ignorar esse sentimento que
sempre esteve ali, dentro deles, só precisava de um motivo pra eles perceberem isso. Quando Maya recebe um convite de um garoto popular da escola pra jantar e quando volta pra casa encontra Lochan surtando na sala tentando controlar o ciúmes e o medo de perder a pessoa que ele mais ama, logo se inicia uma discussão sobre o que aconteceu no jantar e acabam confessando o amor que sentem um pelo outro. Aos longos dos dias, eles tentam se acostumar com esse sentimento e escondendo de todos pois sabem as consequências, os irmãos podem ser separados e além disso moram em um pais que o incesto é considerado um crime e acabar sendo presos. Eles se questionam de o porque uma coisa tão errada pode parecer tão certa? Mas uma coisa é fato: eles querem e precisam ficar juntos.
A historia é narrada por Maya e Lochan, alternando-se em capítulos, assim conseguimos saber o ponto de vista de cada um e seus sentimentos. Tabitha Suzuma tem uma escrita muito leve e sensível. Ela fez com que um assunto que é considerado um Tabu se tornar uma historia incrível e tem que ter muita coragem pra fazer isso. Não tem como não querer que Lochan e Maya fiquem juntos, talvez porque o contexto onde eles vivem explique esse sentimento que um tem pelo outro e você sente que não é tão errado assim querer isso. O amor deles é puro e inocente e não faz mal a ninguém, é tão grande que doí dentro deles por ser proibido e doeu até em mim ( juro que não estou
sendo dramática), pois cada capítulo que eu passava era perturbador '' presenciar'' a angustia deles de não poder ficar juntos.
Tudo poderia ser diferente se não fossem irmãos e a vida não foi justa com eles, são apenas dois adolescentes que tiveram que amadurecer muito cedo, só tiveram um ao outro pra contar nas horas difíceis.
Se você leu até aqui e está pensando '' Que livro horrível e nojento,
nunca irei ler!'', peço que por favor dê uma chance a Proibido, tenho
certeza que ele vai te fazer rever seus conceitos. É um livro pra quem tem mente aberta e é muito difícil se
colocar no lugar dos personagens e entende-los, principalmente se você tiver
irmão/irmã, mas o livro é muito mais do que uma história de incesto.
É uma mistura de amor, companheirismo, família desestruturada, de o quanto você suportaria pela pessoa que ama, marcante e você não vai esquecer tão cedo e merece ser lembrado. E eu nem preciso falar dessa capa né? é perfeita e retrata muito bem a historia e a editora Valentina está de parabéns pela diagramação do livro.
Luciana, gostei da resenha e da história desse livro, me lembrou de duas pessoas que eu conheço. Essa parte do lochan é tão eu. Continue assim mocinha ♥
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirQue resenha mais amor <3
ResponderExcluirComprei esse livro esse mês e não vejo a hora de ler!
Bj
@saymybook
saymybook.blogspot.com
Obrigada linda! você vai amar, leia logo kkkk
ExcluirEstou aqui criando coragem pra esse livro, todo mundo fala bem dele. preciso abrir minha mente como vc fala.
ResponderExcluirBjs, Michele
O que tem na nossa estante
Oii, realmente precisa ter mente aberta...Porque se não a leitura não vai ser nenhum pouco boa.
Excluirxoxo
Oii linda
ResponderExcluirEu estou doida por esse livro há séculos e ao contrário do que alguns estão criticando eu acho que a leitura será muito interessante. aaaa amei a resenha, me deu mais vontade ainda de ler kk
❥Blog:Gordices Literárias
Olá flor
ExcluirEu não vi praticamente ninguém falando mal desse livro, acho que porque a maioria já leu sabendo o que ia esperar, mas leia!
Já tinha visto a capa desse livro algumas vezes e não sabia do que se tratava. Achei a história bem original, mas depois de ler a resenha, acho que não estou num momento para ler livros "pesados" assim, acabei de ler um que mexeu muito com o meu psicológico então estou procurando leituras mais leves.
ResponderExcluirBeijos
Bluebell Bee
Ahh que pena, mas realmente Proibido mexe com o psicológico kkkkk
ExcluirQuero muito ler esse livro!!
ResponderExcluirTodas as minhas amigas que já leram me recomendam.
Amo histórias bem intensas!!
Ótimo post *.*
Beijinhos :*
http://sankasbooks.blogspot.com.br/
Leiaaa menina é intenso demais, terminei e fiquei no chão
ExcluirObrigada! beijos
Oi Luciana! O novo Layout e o cabeçalho ficaram incríveis! Você já voltou arrasando com esta resenha =D. Ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade em conhecer a história. Realmente acho que devemos ler esse tipo de livro com a mente aberta, é bom ler livros que fogem do cotidiano. Vou ler esse livro em breve, ele também está na minha meta de leitura para esse ano.
ResponderExcluirBeijos!
Sozinha Na Biblioteca
Hahaha voltei arrasando u.u
ExcluirEu adoro livros intensos, e esse foi uma experiência maravilhosa, nunca tinha lido nenhum outro livro que abordasse esse assunto
beijos!
Nunca li um livro pesado assim, não sei se iria gostar, mas vale a pena arriscar né? É bom dar espaço para novas leituras, principalmente leituras que vc não está habituado
ResponderExcluirhttp://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/
Também não tinha lido, mas arrisque mesmo!!!
ExcluirOi, tudo bem? Eu sou louca para comprar este livro, mas nunca vejo promoção dele (ultimamente ando pobre)... Ele parece ser muito incrível!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Olá tudo sim flor? tem promoção dele no submarino, eu paguei 21 reais nele!
ExcluirBeijoss
Olá! ele é bastante intenso, nunca li outro com uma temática digamos...pesada, mas não me arrependo
ResponderExcluirxoxo
Olá, tudo bom? Sua resenha ficou muito boa, tenho uma amiga que vive falando sobre este livro más nunca tinha lido resenha dele, e agora vi. Ele parece ser bem intenso mesmo, parece ser bom. HAHA!
ResponderExcluirBeijos.
http://garotadeallstart.blogspot.com.br/
Oie, tudo sim! Obrigada e escute sua amiga, ela sabe das coisas kkkkkkk
ExcluirXoxo
Oi
ResponderExcluireu tenho curiosidade em ler e tirar minhas próprias conclusões, a história parece ser intensa e quando comprar vou tentar ser mente aberta. Gostei da resenha e de sua sinceridade.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oi!
ExcluirObrigada flor, e realmente precisa ter mente aberta
Oi, Lu!
ResponderExcluirMeu Deus, esse livro me acabou T_T mas é um dos meus favoritos.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
Porcelana - Financiamento Coletivo
Olá Lu!
ExcluirMenina tamos na mesma então, to no chao depois de ter terminado!!!
Beijos
Lu, adorei a resenha! O livro é muito interessante. Eu sou o tipo de pessoa que em relação a livros me deixo levar pela capa, e essa capa, nossa... muito perfeita!
ResponderExcluirTo louquinha para ler!
Preciso ler esse livro! PRECISO hahahahah
Beijão, <3
http://eaigirlblog.blogspot.com.br/
Olá Ana!
ExcluirEssa capa é maravilhosaaaaa *0*
Gostei da resenha,apesar da história ser bem sofrida pelo visto :)
ResponderExcluirObrigada flor, é bastante sofrida mesmo
ExcluirAmei a ideia do livro, já quero! Fico vendo as resenhas e fico colocando tudo na lista de leitura. aushdhuas
ResponderExcluirSeu blog é lindo!
Obrigada! Pensei que eu era a única Hahaha eu tenho um caderninho só de livros que eu quero <3
ExcluirOi Luciana,
ResponderExcluirSempre quis ler esse livro desde que saiu, não sei, tenho aquela sensação de ser um livro inocente e bonito.
Nunca li nada do tema, então já esta na minha lista para ler.
Bjs
Diário dos Livros
Siga o Twitter
Olá Jessica, também não tinha lido nada do tema,proibido foi uma experiência única pra mim <3
ExcluirBeijos
Uau... fiquei sem fôlego só de ler a resenha... Acho que preciso ler esse livro!!!
ResponderExcluirAdorei o fato de cada capítulo ser narrado por um deles, sempre pensei em algo assim para um livro. Para cada um contar o seu lado da história. <3
Parabéns pela resenha.
Não conheci o layout anterior mas já fiquei fã desse!
Um beijo.
Obrigada flor
Excluireu também adorei isso, a Tabitha não poderia ter escolhido narrativa melhor!
beijoss
Fiquei com muita vontade de conhecer este livro!!!
ResponderExcluirE sobre os livros do Nicholas são mesmo bem cliches... mas alguns eu amei!! Tenho quase todos dele (só falta um) e o último que não é romance... Mas são sempre previsíveis.
Oi Andy, leia mesmo!
ExcluirEu gosto dos livros dos Nicholas, são super clichês, se você perceber a maioria não tem final feliz ou ele mata alguem
Gostei muito da resenha e da capa! Com certeza parece ser aquele livro marcante e impactante, que ficamos pensando nele por dias.
ResponderExcluirAmei o blog e já estou seguindo :D
Beijos
BlogCarolNM
FanPage
Olá Carol!
ExcluirObrigada flor, ele é muito impactante, você vai ficar na maior depre quando terminar hhaha
Parece ser bem legal!
ResponderExcluirhttp://www.olhosentrepaginas.blogspot.com.br/
É sim, leia
ExcluirAmei a sua resenha, estou louca para ler esse livro ♥
ResponderExcluirBeijo*
http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/
Olá Bruna!! Obrigada Flor, leia mesmo, é maravilhoso
Excluirxoxo <3
Oi Luciana,
ResponderExcluirJá vi ótimas resenhas desse livro, me chama a atenção sim.
Vou anotar aqui para lembrar dele na próxima compra de livros ;)
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Olá Alessandra
ExcluirQue bom que você tem interesse de ler ele, é muito bom
Beijos
Oi Luciana!
ResponderExcluirEstou lendo esse livro e esto gostando da leitura, é uma história triste e estou com muita raiva da mãe dessas crianças, totalmente sem noção rs'
Irei continuar a leitura, pois quero muito saber como as coisas irão se resolver!
Obrigada pela visita, e também já estou seguindo seu cantinho que é muito fofo! Parabéns!
Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//
Nao tem como ficar com raiva daquela mulher kkkk definitivamente não nasceu pra ser mãe!
ExcluirObrigada e volte sempre <3
Olá Luh!
ResponderExcluirEstou fascinada por esse livro. Confesso que bem no começo quando ele foi lançado não fiquei muito curiosa para lê-lo, porém, você me fez ter uma curiosidade maior para entender o amor desses dois jovens. O que mais me encantei foi com os personagens são batalhadores, e costumo achar isso maravilhoso quando há em um livro. Parabéns pela sua resenha, ficou maravilhosa, seu ponto de vista foi citado maravilhosamente bem.
Oi Katia!
ExcluirEspero MESMO que você leia, porque é maravilhoso e obrigada pelo carinho <3
Te falar que até ontem eu não conhecia a história desse livro e em menos de 24 horas essa é a segunda resenha dele que leio e só posso dizer uma coisa "Quero", eu adoro histórias polêmicas assim e estou completamente louca para saber qual o desfecho que a autora desenvolveu para eles, deve ser bem interessante e assim que puder eu irei ler!, adorei conhecer seu blog e já estou seguindo!
ResponderExcluirHey! Da uma passadinha lá no meu blog, ele está de cara nova >>>Andy Lima<<<
Olá Andy! eu não sou acostumada com historias polêmicas, mas Proibido foi uma experiência única pra mim...nunca tinha lido nenhum livro que tratasse desse assunto e não me arrependo de ter lido, é fantastico e o final é de te deixar na deprê por no minimo uma semana! Que bom que você gostou e espero que leia mesmo, e assim que possivel irei visitar seu cantinho, beijos
ExcluirEu não tinha interesse nesse livro, mas depois da sua resenha fiquei muito interessada e curiosa hehe
ResponderExcluirEspero que você goste, ele é maravilhoso!!!
ExcluirEu não tinha interesse nesse livro, mas depois da sua resenha fiquei muito interessada e curiosa hehe
ResponderExcluirGostei da resenha e me interessei pelo livro, achei bem diferente ter partes narradas pelos personagens e isso me chamou bastante a atenção sabia, fora a capa que achei linda.
ResponderExcluirbjs
www.pilateandosonhos.com
Obrigadaa <3 Essa troca de narração se encaixou perfeitamente, assim sabemos o ponto de vista de cada um
ExcluirBeijosss
Não sou muito fã de livros narrados por vários personagens :c Eu fico beeeeem confusa -haha-. Em relação a capa achei super linda ♡
ResponderExcluirBeijos!
Também não sou! mas desse modo caiu como uma luva! e eu amo essa capa <3
ExcluirQue capara maravilhoooooosaaaaaaa!!!
ResponderExcluirGostei do livro ser narrado em vários personagens, mas isso confunde muito!
Amei sua resenha, parabéns <3
ESSA CAPA É LACRADORAAAA, Mas isso dos personagens é fundamental pra entendermos a historia! E muito obrigada <33
ExcluirNão vou negar que fiquei com um pé atrás a principio, mas o livro parece ser ótimo, e a sua resenha conseguiu tirar o meu receio heheheh!
ResponderExcluirBeijos,
www.hitsdomomento.com
Normal! por ser um assunto polêmico as pessoas não aceitam logo de cara, mas ai precisa ter mente aberta
ExcluirBeijoss
Já li várias resenhas deste livro, mas não consigo me interessar. Talvez um dia eu leia, quem sabe né? Resenha perfeita, beijos!
ResponderExcluirwww.juliariosblog.blogspot.com
Que pena! mais gosto é gosto né? obrigada! beijos
ExcluirParece ser uma história muito intensa, não é? Fiquei muito curiosa pela sua resenha bem escrita, vai entrar na listinha (enorme) de livros que preciso ler hahaha.
ResponderExcluirwww.aconteceucomagente.wordpress.com
É uma historia muito tensa sim! muito obrigada!
ExcluirNão sou chegada a livros desse estilo mais acho que pela resenha ser tão boa e o blog tão agradável da vontade de ler rsrs
ResponderExcluirBjs
Obrigada, espero que leia sim!
Excluirbeijoss
Olá Luciana, tudo bem?
ResponderExcluirQue resenha incrível! ♥ Eu fiquei com muita vontade de ler a esse livro, pois a história parece prender a atenção do início ao fim.
Beijos :*
http://midnight-skies.com
Olá, tudo sim! Espero que você dê uma chance ao livro :)
Excluirbeijoss
Quando vi a capa,sabia que seria mais "um amor proibido",mas não imaginei que eles seriam irmãos de sangue,soubessem disso e ainda sim,se amassem,é realmente um amor proibido,rs.Beijos :3
ResponderExcluirhttp://everything2k.blogspot.com.br/
REALMENTE É MUITO PROIBIDO HAHAHA
ExcluirBEIJOS
É uma história bem complicada. Rs
ResponderExcluirhttp://brilhamiga.blogspot.com.br/
Muuuito, mas não deixe de ler viu?
Excluirbeijos
Nossa, fiquei bem curiosa com o livro, parece muito bom!
ResponderExcluirO assunto me chama muuuita atenção e a história parece incrível... minha única resistência é ser narrada pelos dois, alternando os capitulos... isso costuma me dar uma ressaca literária péssima :(
Beijos!
A Menina da Janela
Mas assim conseguimos entender o ponto de vista de cada um, saber seus sentimentos e como se sentem a relação a toda situação!
Excluirbeijos
Proibido tá na minha wishlist há tempos, mas nunca consigo comprar. Quero ler ele há muito tempo, tanto pelo tema, quanto pelos comentários positivos que li a respeito! Adorei a resenha ^^
ResponderExcluirBeijos,
www.notavelleitura.blogspot.com
Serio?! você ta perdendo uma grande leitura moçaaa, corre pra ler hahha
Excluirbeijoss
Para ser sincero, fiquei meio assim com a história, estranhei bastante...mas ao mesmo tempo curioso em ler haha Parabéns pela resenha, ótima! beijos
ResponderExcluirObrigadaaa! A ideia central do livro é bastante digamos diferente...mas não deixe isso mudar sua vontade de ler!
ExcluirPrimeiramente, amei a imagem! 😍
ResponderExcluirA história parece ser bem legal, adorei sua resenha, muito boa mesmo! Parabéns! ❤️
Obrigada <3 <3
ExcluirEspero que você leia!
Realmente eu me apeguei bastante á esse livro, mas nunca cheguei a terminar de ler ele. Sempre há um imprevisto e eu odeio isso kkk mas ele ainda está nas minhas metas para ser terminado!
ResponderExcluirhttp://cretinaliteraria.blogspot.com.br/