f Agridoce Leitura: Resenha: Caixa de pássaros- Josh Malerman

slideshow

nerd girl

Dicas

Resenha: Proibido- Tabhita Suzuma

Leia o post

nerd girl

Resenha

Resenha: Como eu era antes de você

Leia o post

nerd girl

Resenhas

Resenha: Caixa de Pássaros

Leia o post

nerd girl

Dicas

Resenha: Oposição - Thaísa Lixa

Leia o post

Páginas

Resenha: Caixa de pássaros- Josh Malerman

quarta-feira, 30 de novembro de 2016




Autor: Josh Malerman
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Gênero: Suspense
Classificação: 4/5 
Sinopse: Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão. 

O que você faria se não pudesse mais abrir os olhos? Sendo refém do seu próprio medo, temendo algo aterrorizante que está a espreita. Em um mundo que enlouqueceu, quem são os que ainda possuem a verdadeira sanidade? seriam os loucos pelo medo, pelo desconhecido, pela sobrevivência? Não é seguro olhar para fora, não é seguro olhar pra nenhum lugar, não confie nos seus olhos, eles serão certamente o seu caminho para sua morte. Confie apenas na sua audição. Essa é a proposta do livro de estreia do autor Josh Malerman.











 
Surtos de noticiários na televisão e na internet relatam casos de pessoas que depois de terem visto algo, que ninguém sabe o que é ao certo, enlouquecem e matam brutalmente as pessoas ao seu redor e depois se suicidam. O mundo está um caos, a população do mundo inteiro está apavorada temendo o que não podem ver, se isolam em suas casas, não podem abrir os olhos fora de suas residencias, não é seguro. Cobertas são postas nas janelas e as portas em hipótese alguma ficam destrancadas. Nesse contexto pós-apocalíptico conhecemos Malorie, a nossa protagonista principal, ela mora com seus dois filhos pequenos, Garoto e Menina, os três se protegem do mundo exterior, eles apenas conhecem o interior da casa abandonada que moram, saem de casa apenas para buscar água no poço, ainda sim vendados.

As crianças, de quatro anos, tiveram que se desenvolver muito cedo para a idade deles, foram treinados para sobreviver a situação que lhes foram submetidos, possuem uma capacidade auditiva impressionante, elas são a única esperança de Malorie abandonar a casa e terem uma vida melhor, mais humana. Fiquei incomodada com o fato da Malorie não ter atribuído nenhum nome aos filhos, em toda narrativa eles são chamados apenas de Garoto e Menina.

Para abandonar a casa, na esperança de encontrar um lugar mais seguro, Malorie tem uma difícil missão: usar um barco e navegar 32 quilômetros em um rio com os filhos de olhos vendados, pois alguém em seu passado lhe ofereceu abrigo caso ela quisesse, ela esperou a oportunidade certa para deixar a casa que viveu com os amigos quatro anos atrás. Ela precisava treinar bem os filhos primeiro, precisava da audição aguçada deles. E esse dia finalmente chegou, não pode colocar nada a perder.

A narração é em terceira pessoa, e os capítulos são alternados no presente e no passado. Há quatro anos, depois da irmã de Malorie ter se matado logo após ter visto alguma '' criatura'' pela janela. Gravida, sozinha, sem nenhuma ajuda, numa realidade caótica, encontra uma casa que abriga outros sobreviventes, Don, Jules, Tom, Felix e Cheryl.

Ainda nas primeiras páginas eu já gostei da Malorie. É uma personagem bem construída, tem suas características bem definidas, se mostrou ser forte, decisiva, amadureceu bastante ao longo do enredo, não deixou que o medo tomasse o controle da situação em nenhum momento, fez tudo o que podia pra salvar os filhos. Os personagens secundários, os moradores que a acolheu, cada um teve seu papel definido na historia e sua devida importância pra a construção do enredo.

Não sabemos se essa '' criatura'' é animal, aliens ou zumbis, e isso é o que deixa a leitura mais intrigante pra descobrir. Um thriller psicológico bem construído que mexe com a mente do leitor, e mexeu muito com a minha, a leitura é fluida, a linguagem utilizada pelo Josh é direta e sem rodeios.

A proposta do autor é algo novo, criativo e creio que isso contribuiu muito pra o sucesso que o livro obteve, ele te instiga a descobrir todo o mistério, o cenário da historia é envolvente, não é tão descritivo, mas ele te dá as informações necessárias. Em alguns momentos eu achei que estava perto descobrir a coisa toda, e puft...era como se eu tivesse tomado uma rasteira, e isso me enchia de curiosidade e não conseguia largar o livro, finalizei a leitura em menos de dois dias. 

Vi criticas negativas por pessoas que se decepcionaram com a leitura, porém preciso deixar claro que se trata de um thriller psicológico e não algo tão próximo dos livros do Stephen King, mas recomendo para o mesmo público. Eu fiquei um pouco frustrada com o final, mas não me arrependo de ter lido, a leitura me agradou pois fazia tempo não lia nada não me prendia tanto quanto esse. O livro tem em sua essência uma pitada de terror, suspense, eu nunca tinha lido nada igual (sou muito medrosa), mas pra quem quer começar a ler algo do gênero, eu recomendo começar por Caixa de Pássaros, ele irá mexer com seu psicológico, com sua imaginação e explorar seus medos.

65 comentários:

  1. Eu não conhecia esse livro, mas amei sua resenha <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parece um livro muito interessante, eu só tinha lido a sinopse e gostei bastante, mas sua resenha me deixou mais interessada ainda.
    Eating Peanuts

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro, e concordo com o que você escreveu, principalmente sobre a Malorie, amei a personagem. A resenha está ótima, e o blog maravilhoso!
    Beijos
    http://leituravorazblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OI flor, seguindo seu blog!
    Esse livro é muito bom, será que vai ter continuação? Me sinto orfa quando esses livros acabam com gosto de quero mais!

    �� PS: Em Dezembro Tem post sempre novo no ar! ��
    Beijos!!!
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda!
      Espero que tenha viu kkkkkk merece ter uma continuação!
      Bjss

      Excluir
  5. Esse livro vai e vem da minha meta quase sempre, mas acabo priorizando outros títulos e esse vai ficando de lado rs. A história em si parece ser muito bacana, envolvente e diferente dos livros da intrínseca que a gente tá acostumada. A capa também é linda e sou apaixonada por ela, tem aquele quê de mistério rs. Quero muito ler, vou focar ano que vem e tentar conhecer melhor nossa personagem principal e sua embarcação rs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que merece ser lido! sei como é, priorizar outros titulos e vai deixando outro livro pra tras haha, dê uma chance a este, garanto que você vai gostar <3

      Excluir
  6. Olá, Luciana.
    Eu só não joguei esse livro na parede de tanta raiva que passei lendo ele porque não era meu. Odiei o livro. Não acontecia nada, só ficava na expectativa e ainda por cima não teve explicação nenhuma no final. Foi um dos piores livros que eu li. Mas cada um tem sua opinião hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, compartilho o mesmo sentimento, não teve explicação, ele merecia uma explicação plausivel.

      Excluir
  7. Oi Luciana
    Parabéns pela sua resenha, gostei muito das suas descrições sobre a história.
    Ainda não estou muito familiarizada com esse gênero literário, mas de qualquer forma, um dia pretendo ler esse livro, ainda mais porque eu o tenho na minha estante.
    Beijos e boa sorte com a sua volta com o blog!!

    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada, foi o primeiro genero literário que eu li, acho que valeu a experiencia hahah, espero que leia em breve!

      Excluir
  8. Que resenha incrível ! Li esse livro tem pouco tempo, e olha, ele é esplêndido... A temática é ótima, e a narrativa mais ainda ! Adorei !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa, eu não considero ele esplêndido, o final me deixou frustrada :(

      Excluir
  9. Uau, esse livro parece ser muito massa! Nunca li livro de suspense, mas fiquei super curiosa pra ler esse! Arrasou na resenha!

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de ler livros de suspense, mais nunca tinha ouvido falar desse livro, parece que é ótimo!

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca com tantos detalhes que deixassem com vontade de lê-lo como agora. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Acho que já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia que se tratava disso. Agora estou com muita vontade de lê-lo, mas ainda fico um pouco receosa porque ainda não me aventurei ainda em livros de terror. Se eu conseguir ler algum (vou começar com Drácula), vou me arriscar nesse! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros de terror não é meu forte! boa sorte com Drácula e se aventure nesse tambem haha

      Excluir
  13. Oi Luciana tudo bem?
    Pela sua resenha esse é o tipo de livro que faltou apenas um final mais apropriado para ser perfeito...certo?
    Li poucos thrillers até hoje, mas gosto bastante preciso ler mais.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim!
      Certissimo, foi algo que faltou e por isso eu nao dei 5 estrelas

      Excluir
  14. Amei sua resenha e o layout do blog! ❤ Não conhecia o livro, adoro livros com uma pegada de terror, deixar tudo mais emocionante! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu já ouvi falar muito bem desse livro, tem uma proposta super inovadora mas acho que eu ficaria muito agoniada lendo ele, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! eu fiquei muito agoniada lendo haha, mas vale a pena
      beijoss

      Excluir
  16. Olá,
    Um livro que está na minha lista há tempos, mas eu sempre vou adiando por não ser um tema que me agrada muito.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ahh que pena, eu sei como é ficar adiando haha mas espero que voce goste quando ler!
      beijo

      Excluir
  17. Olá,
    Esse é um livro que tenho curiosidade de pegar para ler.
    Mas tenho alguns na frente por enquanto.
    Adorei a resenha.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sei como é!
      Obrigada pelo carinho, bom fim de semana pra ti!
      beijo

      Excluir
  18. Uau Lu, que resenha master ♥ Como assim não conhecia esse livro? \o/
    Juro, assim que terminar de ler Não se enrola não, vou querer ler esse ♥ A história me chamou muita atenção!
    Ah, seu blog ficou lindoo! Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn obrigada *O* Agora já conhece hahah
      Espero que você goste da leitura
      beijooss

      Excluir
  19. Oi Lu, tudo bem?

    Que resenha linda é essa? Sempre ouço maravilhas sobre esse livro, mas não tenho coragem de lê-lo, dá aquele friozinho na barriga!
    PS: estou seguindo seu blog, é lindo

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa, tudo sim!
      Obrigada minha lindaa, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  20. Oi, Luciana!
    Menina, esse livro me lembra muito um que curto do King. Esse do King eu não curti muito o final e de tanto que já falaram do final desse aqui, eu já vou preparada.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária
    Participe do Natal Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! do King eu nao li nenhum ainda, nao tenho coragem kkkkkkkk por enquanto
      beijos

      Excluir
  21. amei a resenha. ja coloquei na minha lista de desejados
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, adorei a resenha, não tenho esse livro ainda, bjus, já tou seguindo o blog.
    Joyce.

    ResponderExcluir
  23. Nossa essa resenha ficou bastante interessante, deu muita vontade de ler esse livro.
    Com certeza ele vai entrar na minha lista de leitura (tá extensa, mas ao poucos estou lendo tudo).

    Beijo
    www.nannamais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa, tomare que você consiga ler todos da sua lista haha
      beijo

      Excluir
  24. Miga, primeiro, seu layout está lindo! fiquei feliz pela escolha do banner com nuvens <3 sua resenha está boa demaaais!! sério, adorei!nao conheço o livro, mas curti muito a história, me deixou intrigada! e é isso que gosto em livros, sabe? te prendem e te dao vontade de ler mais e mais <3 beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, vocês do daydream me ajudaram muito a decidir hahah beijoo

      Excluir
  25. Amo esses estilos de suspense e estou com esse livro na minha lista só esperando o numero dele ser sorteado e espero que seja logo jeuheuehe

    gostei bastante da resenha, parabéns!
    dtetempos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA essa de sortear eu não conhecia, mas acho que é uma boa ideia pra eu decidir qual será o proximo que lerei!
      beijoo

      Excluir
  26. Ouviu agora hahaha, obrigada, eu também não tenho muito interesse por livros desse gênero, mas esse eu gostei! <3

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito do seu blog, voltarei aqui sempre!

    aanneferreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Adorei a sua resenha! Gosto muito de suspense, mas não conhecia este. Gostei de como você foi sincera com suas opiniões sobre o livro. Fiquei afim de ler!

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malu! Foi o primeiro livro de suspense que eu li e gostei, obrigada pelo carinho, beijão

      Excluir
  29. Não conhecia o livro, mas me interessei muito. Parabéns pela resenha.
    Inclusive, amei o layout ♥

    ResponderExcluir
  30. Amei o seu blog!! lINDO DEMAAIS!! Bjoos!!
    http://thaydreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Parece ser bom, cheio de acontecimentos, mas parece ser confuso, uma historia de muitas voltas para o mesmo foco, não sei, é curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ele dá muitas voltas e para no mesmo lugar, mas vale a pena arriscar a leitura

      Excluir
  32. Oi, Luciana! Tudo bom?
    Quando li o livro, achei muito bom, mas cheguei no final me frustrei demais, achei que nas últimas páginas o autor decaiu muito! Mas mesmo assim o resto do livro vale muito a pena. Um dos poucos livros que conseguiram me deixar realmente com medo.
    Recomendo a leitura de 172 Horas Na Lua, uma pegada meio que parecida e muito bom!
    Adorei sua resenha :)
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim!
      Pelo visto eu não sou a unica frustrada! acho que o autor se perdeu um pouco no final mesmo, e obrigada pela sugestão!
      beijos

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Gostei desse livro, eu li bem rápido querendo saber o final e como muita gente eu tb me frustrei pq queria saber mais, mas depois analisando junto com meu marido, acho que se desse um outro final, apresentando tudo e contando tudo, acredito que perderia a graça, pois cada um imagina de um jeito e talz. Não sei se consegui me expor como gostaria, mas acabei aceitando o final e gostando muito livro.

    ResponderExcluir