f Agridoce Leitura: Resenha: Como eu era antes de você- Jojo Moyes

slideshow

nerd girl

Dicas

Resenha: Proibido- Tabhita Suzuma

Leia o post

nerd girl

Resenha

Resenha: Como eu era antes de você

Leia o post

nerd girl

Resenhas

Resenha: Caixa de Pássaros

Leia o post

nerd girl

Dicas

Resenha: Oposição - Thaísa Lixa

Leia o post

Páginas

Resenha: Como eu era antes de você- Jojo Moyes

quarta-feira, 25 de maio de 2016


Autora:Jojo Moyes
Gênero: Romance
Páginas: 318
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.



Finalmente me rendi aos encantos desse livro. Eu tinha lido menos da metade em 2014, mas tinha abandonado a leitura, fato qual eu me arrependo porque estava perdendo uma história maravilhosa e de brinde veio chuva de spoilers com o tão esperado trailer do filme. Sabe quando você ama tanto um livro e não tem palavras pra expressar o que você sentiu a medida que foi lendo? Me sinto assim, fui atingida por uma onda de sentimentos ( bons e angustiantes) em relação a Como eu era antes de você. O prólogo é de extrema importância para compreendermos a historia, pois nele se deparamos com o acidente de moto que tornou Will Traynor tetraplégico, ele estava atravessando a rua e acabou sendo atropelado.

Desde então ele se tornou uma pessoa amarga, fechada e extremamente sarcástico, antes do acidente ele tinha uma vida bastante ativa, era empresario em Londres e adorava se aventurar, agora está preso numa cadeira de rodas sendo dependente de outras pessoas para fazerem tudo por ele. É compreensível essa atitude, foi a maneira que ele encontrou de lidar com tudo isso.

Louisa Clark ou simplesmente Lou, mora com os pais, avô, sua irmã e seu sobrinho, Thomas e possui um namorado atleta, o Patrick. Ela trabalhava em um café e adorava o emprego, porém sua vida vira de cabeça para baixo quando o mesmo fecha e ela é obrigada a procurar outro trabalho, porém ela não tem muitas qualificações e suas únicas opções é  trabalhar em uma fabrica de frangos, ou se tornar cuidadora, algo que ela se nega por não que não querer limpar traseiro de desconhecidos. A renegação dela  de procurar outro emprego me incomodou um pouco, a Lou não tem metas pra vida, um objetivo, sonhos, absolutamente nada. Que tipo de pessoa aos 26 anos trabalha em um café por seis anos e não tem nenhuma dessas coisas? Então surge uma vaga como cuidadora de um tetraplégico, ela não tem escolha e acaba aceitando pois seu pai está prestes a ser demitido do trabalho e sua irmã não pode ajudar nas despesas por causa do filho, como principal provedora da casa ela precisa sustentar a família. Tirando a falta de ambição da Lou, gostei bastante dela principalmente por ela ter um jeito único para se vestir.  

     ''Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.''

Quando chega o dia da entrevista com uma mulher chamada Camila Traynor, ela acaba ficando nervosa por não ter experiência nessa área e acha que vai cuidar do marido dela, mas Camila explica que ela será cuidadora de seu filho, Will Traynor e seu contrato como cuidadora tem a duração de seis meses. A relação entre os dois não é das melhores, por ter se tornado uma pessoa amarga, ele a trata  muito mal,  Lou não sabe como reagir a isso e não pode largar esse emprego, porque precisa do dinheiro. Ela não gosta dele e vise e versa, a convivência entre os dois começa a ficar difícil, Will possui um enfermeiro chamado Nathan, que cuida dele e com isso Lou tenta ficar o mais longe possível de Will, eles conversam apenas o necessário para o seu bem-estar. Porém isso vai mudando ao longo do enredo, Will acaba simpatizando com ela e os dois se aproximam e conversam cada vez mais e ele acaba mostrando um lado que ele escondia desde do acidente.

O livro é narrado pela Lou, porém possui capítulos narrados pelo enfermeiro e dos pais de Will, assim conseguimos entender melhor o ponto de vista de cada um. A linguagem utilizada pela Jojo  flui muito bem  porque a Lou é divertida, muito tagarela e faz a leitura seja leve e os capítulos iam passando que eu nem percebia. 

Em poucas semanas como cuidadora, Lou descobre que Will já tentou se matar, e ele deu um prazo de seis meses para que os pais o convençam de não fazer isso novamente, e o seu trabalho é tentar reverter isso, fazer com que Will apesar de ter perdido a vontade de viver por conta do acidente  enxergue que possui uma vida inteira pela frente. Ela tem apenas seis meses e nada mais que isso  para mostrar a Will que mesmo com todas as dificuldades que um tetraplégico possui ele pode lidar com isso. 

A autora também nos mostra como as pessoas podem ser totalmente indiferentes a essa situação, como por exemplo falta de rampas e vagas para cadeirantes, comentários maldosos das pessoas e olhares não amigáveis nas ruas. Outro ponto importante que preciso citar é um site solidário no qual a Lou conversa com outros tetraplégicos que compartilham suas próprias experiências de vida como cadeirantes e tenta passar mensagens positivas para outros, ela pede sugestões para fazer esses meses de Will os melhores da sua vida e conseguir faze-lo mudar de ideia e não ir pra Suíça se matar.

Os personagens são bastantes construidos e cada um tem sua personalidade bem definida, gostei do Will mesmo com toda sua amargura, se mostrou uma pessoa maravilhosa e tem um senso de humor incrível. Não sei nem o que dizer da Lou, ela é fantástica mesmo com sua tagarelice, ela é muito engraçada e tenta ver o lado bom das coisas, os dois criaram um laço, uma relação incrível ao longo da historia e eu dei várias risadas com esses dois e não queria que o livro acabasse porque é uma historia  leve e possui um enredo encantador. Porém alguns pontos não foram esclarecidos na leitura, como por exemplo a gravidez da irmã da Lou, a  Karina e onde está o pai de Thomas, se ele abandonou ou não, pude perceber ele não é presente, Thomas foi criado pela mãe e pelos avós e não tem noticias sobre o pai. Também a relação entre Will e os pais, parece que eles não o amava o suficiente, porque aceitou o acordo de seis meses, eles deveriam ter se esforçado mais pelo filho.

Não entrarei em detalhes em relação ao final, mas foi surpreendente e não era o que eu esperava. Não chorei como a maioria dos leitores, até me senti a pessoa mais insensível do mundo, porque como uma leitora sentimental achei que choraria horrores, talvez por ter ficado em choque tentando absorver tudo o que tinha acontecido. Estou muito ansiosa para ler Depois de você, a continuação.

A proposta da Jojo é um tema que não é tão abordado na maioria dos livros, a mensagem que ela  quis transmitir foi que as pessoas que passam por isso, elas podem ver a vida de uma  maneira diferente, aceitar suas limitações e que ter apoio e amor de outras pessoas ao seu redor é fundamental. É um livro que te faz refletir sobre a vida, morte e nossas escolhas. 

55 comentários:

  1. Guria, tá todo mundo falando desse livro e eu tô querendo muuuito ler, mas nao tenho tempo. Teve gente que chorou horrores com o livro. Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, me senti a pessoa mais insesivel do mundo por não ter chorado!

      Excluir
  2. Amo esse livro, é um dos meus favoritos. To bem ansiosa pelo filme.
    Gostei do post.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  3. Amo ler !!
    Tô sem procurando livros haha
    Ameeei esse livro <3

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fui com a cara desse livro, mas me rendi quando soube que teria um filme sobre ele. Não assisti aos trailers por que sempre crio expectativas de mais, então me desconectei das redes socais e li. É MARAVILHOSO. Assisti o trailer e me emocionei mais ainda. Agora estou lendo "Depois de você" e a história é muito surpreendente. Vou terminar de ler esse livro pra fazer uma resenha dos dois de uma vez lá no meu blog.

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha lido ano retrasado, mas acabei desistindo, ate me arrependo por causa dos spoilers e acabou virando ''modinha'' mas resolvi dá uma chance e adorei, quero muito comprar Depois de Vcoê

      Excluir
  5. Acredita que ainda não li este livro? Mas estou doida para ler. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro e achei ele maravilhoso. Mesmo a autora tendo pegado meu coração e arrancado fora, foi uma das leituras mais lindas que eu já tive <3 não sei se vou ter coragem de lê-lo novamente porque... você sabe, né?
    Estou mais que ansiosa para o lançamento do filme :) prevejo lágrimas e mais lágrimas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Jojo pisou no meu coraçãooo, gente que maldade com nós!! Também não consigo ler novamente, quero ler a continuação logo e ver o filme!!
      Beijoss

      Excluir
  7. Se fiquei emotiva com a sua resenha imagina lendo o livro? Adoro livros que nos prendem, fazendo com que a leitura fique prazerosa.
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  8. Quero ler o livro pra ontem, assim como também quero ver o filme ♥ A história encanta só pelo enredo, imagina na hora de ler mesmo. Deve ser uma delícia. Sem falar nos trailer que andam por aí. Fico babando pela história. Adorei tua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Estou louca pra ver o filme! O trailer só me dá mais vontade de querer assistir hahah

      Excluir
  9. Geeeeeeeeente, eu vi o trailler do filme e fiquei apaixonadaaa, e minha irmã acabou ganhando o livro, estou esperando ela terminar de ler pra começar, não vejo a hora <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM NÃO SE APAIXONA POR AQUELE TRAILER MARAVILHOSO??? VOCÊ VAI AMARR

      Excluir
  10. Preciso ler esse livro. Tenho visto tantos comentários positivos. Especialmente com a estreia do filme. Muito curiosa. Ótima sua resenha! bjoo

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Você vai gostar, é uma leitura maravilhosa.
      Beijoss

      Excluir
  11. tô louca pra ler esse livro, tenho uma amiga que fala desse livro o tempo todo, e agora que vai sair o filme fiquei ainda mais curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, e ela tá certa! o livro é bom e merece ser falado hahaha
      beijoss

      Excluir
  12. EStou super ansiosa para lê-lo, mas estou com uma lista enorme na fila para ler, então cada vez que vejo uma resenha ou um comentário dá vontade de largar a fila e pular para ele kkkkk.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK olha é boa ideia viu? minha lista tava enorme e acabei passando ele na frente também
      Beijos

      Excluir
  13. queria tanto ler ele antes do filme, mas acho que não vai rolar, tô com mt livro pra ler
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente! kkkk eu tive que colocar ele na frente de outros livros porque queria ler antes do filme

      Excluir
  14. Queria tanto ler antes do filme, mas a coleção tá enooorme, são vários livros para ler, e ao mesmo tempo não rola.. mas vai que eu consigo? haha Adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA CONSEGUE SIM, MAS VAI TER QUE PASSAR ELE NA FRENTE DE OUTROS LIVROS,MAS VALE A PENA!!

      Excluir
  15. Olá Luciana,
    Li recentemente esse livro também, eu estava enrolando já fazia 1 ano por conta de uns spoilers da história.
    Mas adorei o livro e a história, e é uma enorme lição de vida que levamos dele.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada e bom domingo pra você também <3 Realmente é uma lição fantastica e que devemos levar pro resto das nossas vidas!
      Beijoss

      Excluir
  16. Que livro mais amor <3
    E mais um que entra na minha lista de favoritos que desejo ler hahhahaha, minha lista só aumenta, mas não consigo ler nenhum! </3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito amor mesmo <3 <3
      Normal! tem uns 30 livros na minha lista e o que foi que eu fiz? isso mesmo, passei ele na frente de todos, não resisti! kkkkk beijos!

      Excluir
  17. Quando vi o trailer do filme desse livro logo pensei: prepara os lencinhos porque vou necessitar. hahahaha

    A história desenrola tão bem no livro e esse casal nos faz apaixonar por eles e pelo amor que eles desenvolvem. A frase que você destacou é uma das minhas preferidas do livro. Super ansiosa para ver o filme *-*

    Beijos!

    Sonhos na Bolsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! vou até levar os lencinhos mesmo kkkkk
      A historia é tão fantastica, e a leitura é apaixonante, não vejo a hora de ver o filme logo!
      Beijoss

      Excluir
  18. Te indiquei para uma tag, hein ❥
    https://eaigirlblog.blogspot.com.br/2016/06/tag-irmandade-das-blogueiras.html

    ResponderExcluir
  19. Como você não chorou??? Só de ler a resenha já quero chorar HSAUHSUHAHU Sou muito sentimental com livros HSUAUHS
    Adorei a resenha e também estou louca para ler a continuação, e claro para ver o filme \o
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To me sentindo muito insensível por causa disso kkkkkkkkkk

      Excluir
  20. Gente, eu escuto tanto falar desse livro e agora definitivamente vou comprar.
    Posso te indicar um? Toda luz que não podemos ver, ele é o meu favorito ultimamente.

    Beijinhos.
    www.devaneiosdabella.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode indicar sim!! já tinha visto sobre, mas vou pesquisar sobre
      obrigadaa

      Excluir
  21. Amo esse livro <3 http://casadaosdezoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oii, morro de vontade de ler esse livro. Vi o filme e chorei horrores, achei a história linda! Parabéns pelo blog, sucesso.

    http://menina-maquiada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ameeei o post! Confesso que o filme me decepcionou, sou daquelas que está sempre esperando um final feliz.
    Seu blog é lindo, parabéns e sucesso!
    Já estou seguindo.
    Também tenho um blog, vou amar te receber por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaada! Ainda nao vi o filme :( mas espero que pelo menos seja fiel ao livro!
      beijoss e vou fazer uma visita

      Excluir
  24. amoooo esse livro!! sua resenha ficou perfeita^^
    ameiii seu blog
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/2016/10/lancamentos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigadaa! não tem como não amar não é mesmo? haha
      beijão!

      Excluir
  25. Eu amo esse livro, é tão bonito e triste ao mesmo tempo. Achei muito legal como a autora tratou de um tema tão pesado de forma leve e delicada, devorei o livro num dia.
    Sou resenha está ótima e seu blog é lindo!
    Beijos!
    Eating Peanuts

    ResponderExcluir
  26. EU AMO ESSE LIVRO, É O LIVRO DA MINHA VIDA <3
    ARRASOU GATA!

    ResponderExcluir
  27. amo esse livro. é um dos meus favoritos
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá linda encontrei o seu blog através de uma amiga, tipo amei seu blog,eu estou louca para comprar esse livro, acho ele interessante por demais adoraria receber sua visita no meu blog www.diversidadescomnubia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Ahhh como eu amo esse livro, chorei horrores haha
    Amei a resenha, muito bem escrita e detalhada. De início já me apaixonei pela Lou, essa vontade que ela tem de ajudar Will e mostrar a ele uma razão para viver é incrível.
    Amei demais Lu, beijos!

    ResponderExcluir