f Agridoce Leitura: Resenha: Proibido- Tabitha Suzuma

slideshow

nerd girl

Dicas

Resenha: Proibido- Tabhita Suzuma

Leia o post

nerd girl

Resenha

Resenha: Como eu era antes de você

Leia o post

nerd girl

Resenhas

Resenha: Caixa de Pássaros

Leia o post

nerd girl

Dicas

Resenha: Oposição - Thaísa Lixa

Leia o post

Páginas

Resenha: Proibido- Tabitha Suzuma

domingo, 20 de março de 2016

Livro: Proibido
Autora: Tabitha Suzuma 
Editora: Valentina
Páginas: 304
Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade. 

Antes de começar queria falar algumas coisas, fiquei sem postar por causa do colégio mas to de volta! Perceberam o layout novo e o cabeçalho do blog? Faz meses que eu queria muito ler esse livro, no post '' Meta de Leitura 2016'', Proibido era o primeiro da lista ( daí vocês já imaginam o tamanho da minha expectativa). Foi muito difícil fazer a resenha, porque realmente palavras me faltaram e se eu pudesse resumir Proibido em uma só palavra com certeza seria perturbador.

Lochan é um adolescente de dezessete anos e Maya de dezesseis, os dois são irmãos e sempre tiveram uma vida extremamente sofrida, são bastante pobres e a mãe deles Lily Whitely, é completamente ausente e alcoólatra desde que o marido a deixou, vive na casa do namorado e faz de conta que não tem cinco filhos pra criar. Kit um adolescente rebelde de 13 anos, Willa uma adorável menina de 5 e Tiffin um garotinho de 8 anos. Lochan é um garoto doce, gentil e bastante inteligente porém muito tímido, tem ataques de pânico e não consegue se socializar na escola. Maya é ao contrario, é uma garota extrovertida, animada, sensível. Desde que o pai os  abandonou devido a sua relação com Lily, Lochan se tornou o homem da casa com apenas 12 anos e desde então ele e Maya assumiram as responsabilidades pra si e cuidam dos irmãos menores como se fossem os pais deles. Dois irmãos que não foram criados como tal, praticamente viveram uma relação a vida inteira como se fossem '' casados'' pelo fato de terem uma família complemente desestruturada, juntos lutam pra manter a família unida e não serem separados pelo serviço social. Não demora muito pra que a mãe deles se mude de vez pra casa do namorado fazendo com que os dois se aproximem ainda mais e que a responsabilidade aumente, tendo que conciliar os estudos, manter ordem na casa, pagar as contas e fingir que está tudo bem no colégio enquanto a vida deles em casa está desmoronando. Lochan e Maya são o porto seguro um do outro, melhores amigos e confidentes.

O amor entre os dois é mais do que fraternal, é errado mas tentam ignorar esse sentimento que sempre esteve ali, dentro deles, só precisava de um motivo pra eles perceberem isso. Quando Maya recebe um convite de um garoto popular da escola pra jantar e quando volta pra casa encontra Lochan surtando na sala tentando controlar o ciúmes e o medo de perder a pessoa que ele mais ama, logo se inicia uma discussão sobre o que aconteceu no jantar e acabam confessando o amor que sentem um pelo outro. Aos longos dos dias, eles tentam se acostumar com esse sentimento e escondendo de todos pois sabem as consequências, os irmãos podem ser separados e além disso moram em um pais  que o incesto é considerado um crime e acabar sendo presos. Eles se questionam de o porque uma coisa tão errada pode parecer tão certa? Mas uma coisa é fato: eles querem e precisam ficar juntos.

A historia é narrada por Maya e Lochan, alternando-se em capítulos, assim conseguimos saber o ponto de vista de cada um e seus sentimentos. Tabitha Suzuma tem uma escrita muito leve e sensível. Ela fez com que um assunto que é considerado um Tabu se tornar uma historia incrível e tem que ter muita coragem pra fazer isso. Não tem como não querer que Lochan e Maya fiquem juntos, talvez porque o contexto onde eles vivem explique esse sentimento que um tem pelo outro e você sente que não é tão errado assim querer isso. O amor deles é puro e inocente e não faz mal a ninguém, é tão grande que doí dentro deles por ser proibido e doeu até em mim ( juro que não estou sendo dramática), pois cada capítulo que eu passava era perturbador '' presenciar'' a angustia deles de não  poder ficar juntos.


Tudo poderia ser diferente se não fossem irmãos e a vida não foi justa com eles, são apenas dois adolescentes que tiveram que amadurecer muito cedo, só tiveram um ao outro pra contar nas horas difíceis.

Se você leu até aqui e está pensando '' Que livro horrível e nojento, nunca irei ler!'', peço que por favor dê uma chance a Proibido, tenho certeza que ele vai te fazer rever seus conceitos. É um livro pra quem tem mente aberta e é muito difícil se colocar no lugar dos personagens e entende-los, principalmente se você tiver irmão/irmã, mas o livro é muito mais do que uma história de incesto.
É uma mistura de amor, companheirismo, família desestruturada, de o quanto você suportaria pela pessoa que ama, marcante e você não vai esquecer tão cedo e merece ser lembrado. E eu nem preciso falar dessa capa né? é perfeita e retrata muito bem a historia e a editora Valentina está de parabéns pela diagramação do livro.

84 comentários:

  1. Luciana, gostei da resenha e da história desse livro, me lembrou de duas pessoas que eu conheço. Essa parte do lochan é tão eu. Continue assim mocinha ♥

    ResponderExcluir
  2. Que resenha mais amor <3
    Comprei esse livro esse mês e não vejo a hora de ler!
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui criando coragem pra esse livro, todo mundo fala bem dele. preciso abrir minha mente como vc fala.

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, realmente precisa ter mente aberta...Porque se não a leitura não vai ser nenhum pouco boa.
      xoxo

      Excluir
  4. Oii linda
    Eu estou doida por esse livro há séculos e ao contrário do que alguns estão criticando eu acho que a leitura será muito interessante. aaaa amei a resenha, me deu mais vontade ainda de ler kk

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor
      Eu não vi praticamente ninguém falando mal desse livro, acho que porque a maioria já leu sabendo o que ia esperar, mas leia!

      Excluir
  5. Já tinha visto a capa desse livro algumas vezes e não sabia do que se tratava. Achei a história bem original, mas depois de ler a resenha, acho que não estou num momento para ler livros "pesados" assim, acabei de ler um que mexeu muito com o meu psicológico então estou procurando leituras mais leves.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que pena, mas realmente Proibido mexe com o psicológico kkkkk

      Excluir
  6. Quero muito ler esse livro!!
    Todas as minhas amigas que já leram me recomendam.
    Amo histórias bem intensas!!
    Ótimo post *.*

    Beijinhos :*
    http://sankasbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leiaaa menina é intenso demais, terminei e fiquei no chão
      Obrigada! beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Nunca pensei que esse livro fosse assim! Excelente resenha, fiquei curiosa para saber que fim esse amor proibido tem!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO 250 SEGUIDORES! FALTAM APENAS 15 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ele é bastante intenso, nunca li outro com uma temática digamos...pesada, mas não me arrependo
      xoxo

      Excluir
  8. Oi Luciana! O novo Layout e o cabeçalho ficaram incríveis! Você já voltou arrasando com esta resenha =D. Ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade em conhecer a história. Realmente acho que devemos ler esse tipo de livro com a mente aberta, é bom ler livros que fogem do cotidiano. Vou ler esse livro em breve, ele também está na minha meta de leitura para esse ano.

    Beijos!

    Sozinha Na Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha voltei arrasando u.u
      Eu adoro livros intensos, e esse foi uma experiência maravilhosa, nunca tinha lido nenhum outro livro que abordasse esse assunto
      beijos!

      Excluir
  9. Nunca li um livro pesado assim, não sei se iria gostar, mas vale a pena arriscar né? É bom dar espaço para novas leituras, principalmente leituras que vc não está habituado
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu sou louca para comprar este livro, mas nunca vejo promoção dele (ultimamente ando pobre)... Ele parece ser muito incrível!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo sim flor? tem promoção dele no submarino, eu paguei 21 reais nele!
      Beijoss

      Excluir
  11. Olá, tudo bom? Sua resenha ficou muito boa, tenho uma amiga que vive falando sobre este livro más nunca tinha lido resenha dele, e agora vi. Ele parece ser bem intenso mesmo, parece ser bom. HAHA!

    Beijos.
    http://garotadeallstart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo sim! Obrigada e escute sua amiga, ela sabe das coisas kkkkkkk
      Xoxo

      Excluir
  12. Oi
    eu tenho curiosidade em ler e tirar minhas próprias conclusões, a história parece ser intensa e quando comprar vou tentar ser mente aberta. Gostei da resenha e de sua sinceridade.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Olá Lu!
      Menina tamos na mesma então, to no chao depois de ter terminado!!!
      Beijos

      Excluir
  14. Lu, adorei a resenha! O livro é muito interessante. Eu sou o tipo de pessoa que em relação a livros me deixo levar pela capa, e essa capa, nossa... muito perfeita!
    To louquinha para ler!
    Preciso ler esse livro! PRECISO hahahahah
    Beijão, <3
    http://eaigirlblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha,apesar da história ser bem sofrida pelo visto :)

    ResponderExcluir
  16. Amei a ideia do livro, já quero! Fico vendo as resenhas e fico colocando tudo na lista de leitura. aushdhuas
    Seu blog é lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pensei que eu era a única Hahaha eu tenho um caderninho só de livros que eu quero <3

      Excluir
  17. Oi Luciana,
    Sempre quis ler esse livro desde que saiu, não sei, tenho aquela sensação de ser um livro inocente e bonito.
    Nunca li nada do tema, então já esta na minha lista para ler.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, também não tinha lido nada do tema,proibido foi uma experiência única pra mim <3
      Beijos

      Excluir
  18. Uau... fiquei sem fôlego só de ler a resenha... Acho que preciso ler esse livro!!!
    Adorei o fato de cada capítulo ser narrado por um deles, sempre pensei em algo assim para um livro. Para cada um contar o seu lado da história. <3
    Parabéns pela resenha.
    Não conheci o layout anterior mas já fiquei fã desse!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor
      eu também adorei isso, a Tabitha não poderia ter escolhido narrativa melhor!
      beijoss

      Excluir
  19. Fiquei com muita vontade de conhecer este livro!!!
    E sobre os livros do Nicholas são mesmo bem cliches... mas alguns eu amei!! Tenho quase todos dele (só falta um) e o último que não é romance... Mas são sempre previsíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy, leia mesmo!
      Eu gosto dos livros dos Nicholas, são super clichês, se você perceber a maioria não tem final feliz ou ele mata alguem

      Excluir
  20. Gostei muito da resenha e da capa! Com certeza parece ser aquele livro marcante e impactante, que ficamos pensando nele por dias.
    Amei o blog e já estou seguindo :D
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!
      Obrigada flor, ele é muito impactante, você vai ficar na maior depre quando terminar hhaha

      Excluir
  21. Parece ser bem legal!
    http://www.olhosentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Amei a sua resenha, estou louca para ler esse livro ♥
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!! Obrigada Flor, leia mesmo, é maravilhoso
      xoxo <3

      Excluir
  23. Oi Luciana,
    Já vi ótimas resenhas desse livro, me chama a atenção sim.
    Vou anotar aqui para lembrar dele na próxima compra de livros ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra
      Que bom que você tem interesse de ler ele, é muito bom
      Beijos

      Excluir
  24. Oi Luciana!
    Estou lendo esse livro e esto gostando da leitura, é uma história triste e estou com muita raiva da mãe dessas crianças, totalmente sem noção rs'
    Irei continuar a leitura, pois quero muito saber como as coisas irão se resolver!

    Obrigada pela visita, e também já estou seguindo seu cantinho que é muito fofo! Parabéns!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tem como ficar com raiva daquela mulher kkkk definitivamente não nasceu pra ser mãe!
      Obrigada e volte sempre <3

      Excluir
  25. Olá Luh!
    Estou fascinada por esse livro. Confesso que bem no começo quando ele foi lançado não fiquei muito curiosa para lê-lo, porém, você me fez ter uma curiosidade maior para entender o amor desses dois jovens. O que mais me encantei foi com os personagens são batalhadores, e costumo achar isso maravilhoso quando há em um livro. Parabéns pela sua resenha, ficou maravilhosa, seu ponto de vista foi citado maravilhosamente bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      Espero MESMO que você leia, porque é maravilhoso e obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  26. Te falar que até ontem eu não conhecia a história desse livro e em menos de 24 horas essa é a segunda resenha dele que leio e só posso dizer uma coisa "Quero", eu adoro histórias polêmicas assim e estou completamente louca para saber qual o desfecho que a autora desenvolveu para eles, deve ser bem interessante e assim que puder eu irei ler!, adorei conhecer seu blog e já estou seguindo!


    Hey! Da uma passadinha lá no meu blog, ele está de cara nova >>>Andy Lima<<<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andy! eu não sou acostumada com historias polêmicas, mas Proibido foi uma experiência única pra mim...nunca tinha lido nenhum livro que tratasse desse assunto e não me arrependo de ter lido, é fantastico e o final é de te deixar na deprê por no minimo uma semana! Que bom que você gostou e espero que leia mesmo, e assim que possivel irei visitar seu cantinho, beijos

      Excluir
  27. Eu não tinha interesse nesse livro, mas depois da sua resenha fiquei muito interessada e curiosa hehe

    ResponderExcluir
  28. Eu não tinha interesse nesse livro, mas depois da sua resenha fiquei muito interessada e curiosa hehe

    ResponderExcluir
  29. Gostei da resenha e me interessei pelo livro, achei bem diferente ter partes narradas pelos personagens e isso me chamou bastante a atenção sabia, fora a capa que achei linda.
    bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa <3 Essa troca de narração se encaixou perfeitamente, assim sabemos o ponto de vista de cada um
      Beijosss

      Excluir
  30. Não sou muito fã de livros narrados por vários personagens :c Eu fico beeeeem confusa -haha-. Em relação a capa achei super linda ♡

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou! mas desse modo caiu como uma luva! e eu amo essa capa <3

      Excluir
  31. Que capara maravilhoooooosaaaaaaa!!!
    Gostei do livro ser narrado em vários personagens, mas isso confunde muito!
    Amei sua resenha, parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSA CAPA É LACRADORAAAA, Mas isso dos personagens é fundamental pra entendermos a historia! E muito obrigada <33

      Excluir
  32. Não vou negar que fiquei com um pé atrás a principio, mas o livro parece ser ótimo, e a sua resenha conseguiu tirar o meu receio heheheh!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal! por ser um assunto polêmico as pessoas não aceitam logo de cara, mas ai precisa ter mente aberta
      Beijoss

      Excluir
  33. Já li várias resenhas deste livro, mas não consigo me interessar. Talvez um dia eu leia, quem sabe né? Resenha perfeita, beijos!
    www.juliariosblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Parece ser uma história muito intensa, não é? Fiquei muito curiosa pela sua resenha bem escrita, vai entrar na listinha (enorme) de livros que preciso ler hahaha.

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir
  35. Não sou chegada a livros desse estilo mais acho que pela resenha ser tão boa e o blog tão agradável da vontade de ler rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Olá Luciana, tudo bem?
    Que resenha incrível! ♥ Eu fiquei com muita vontade de ler a esse livro, pois a história parece prender a atenção do início ao fim.
    Beijos :*

    http://midnight-skies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim! Espero que você dê uma chance ao livro :)
      beijoss

      Excluir
  37. Quando vi a capa,sabia que seria mais "um amor proibido",mas não imaginei que eles seriam irmãos de sangue,soubessem disso e ainda sim,se amassem,é realmente um amor proibido,rs.Beijos :3

    http://everything2k.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. É uma história bem complicada. Rs

    http://brilhamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Nossa, fiquei bem curiosa com o livro, parece muito bom!
    O assunto me chama muuuita atenção e a história parece incrível... minha única resistência é ser narrada pelos dois, alternando os capitulos... isso costuma me dar uma ressaca literária péssima :(
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas assim conseguimos entender o ponto de vista de cada um, saber seus sentimentos e como se sentem a relação a toda situação!
      beijos

      Excluir
  40. Proibido tá na minha wishlist há tempos, mas nunca consigo comprar. Quero ler ele há muito tempo, tanto pelo tema, quanto pelos comentários positivos que li a respeito! Adorei a resenha ^^

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio?! você ta perdendo uma grande leitura moçaaa, corre pra ler hahha
      beijoss

      Excluir
  41. Para ser sincero, fiquei meio assim com a história, estranhei bastante...mas ao mesmo tempo curioso em ler haha Parabéns pela resenha, ótima! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa! A ideia central do livro é bastante digamos diferente...mas não deixe isso mudar sua vontade de ler!

      Excluir
  42. Primeiramente, amei a imagem! 😍
    A história parece ser bem legal, adorei sua resenha, muito boa mesmo! Parabéns! ❤️

    ResponderExcluir
  43. Realmente eu me apeguei bastante á esse livro, mas nunca cheguei a terminar de ler ele. Sempre há um imprevisto e eu odeio isso kkk mas ele ainda está nas minhas metas para ser terminado!

    http://cretinaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir